Literatura LGBT: 5 livros nacionais que você precisa ler

Nos últimos anos tenho visto uma nova geração de escritores brasileiros surgir e escrever lindamente sobre o universo LGBT, o nosso universo. Escritores como Vitor Martins, Vinícius Grossos e Lucas Rocha têm colocado seus talentos à disposição e se juntado a veteranos para continuar narrando as nossas vidas em livros incríveis e marcantes. E nessa lista, eu indico cinco deles. Espero que leiam!

1 – QUINZE DIAS

Eu amo um escritor e ele se chama Vitor Martins. Eu o conheci por indicações de amigos e que delícia de escrita. Embora Quinze Dias seja pra um público muito mais jovem que eu, o protagonista da história ama livros, condena quem usa a própria foto como papel de parede do celular, tem asco de quem aperta ENTER toda hora no whatsapp, é gordo e gay. Ou seja, identificação imediata, claro! Durante as férias, Felipe é obrigado a dividir o seu quarto com o vizinho, por quem sempre alimentou uma paixão às escondidas. Entre angústias, vergonhas, descobertas e traumas, os dois se aproximam, se identificam e vivem uma história muito fofa de ler. Fico muito feliz em saber que autores como o Vitor Martins têm dado visibilidade ao amor entre iguais, falando sobre diversidade de um jeito tão leve. Uma honra lê-lo!

2 – VOCÊ TEM A VIDA INTEIRA

Você Tem a Vida Inteira, do Lucas Rocha, é mais um fruto lindo dessa nova geração literária brasileira. Mais um livro que aborda a causa LGBTQI+ e vai além: se propõe a dialogar sobre um assunto ainda tão tabu na sociedade, o HIV. A obra é sobre três jovens gays que entrelaçam suas vidas a partir dessa temática e escancara diversos conflitos internos, inseguranças e medos que muitos de nós temos quando o tema é esse. Com boa didática e personagens super reais, Lucas desenvolve uma narrativa que, ao mesmo tempo, cativa e ensina. 

Leitura rápida, atual e muito esclarecedora. Leia você e, se possível, presenteie alguém depois.

3 – ODARA

Odara é uma personagem furiosa, doce, triste e cativante. Uma travesti sofrendo para ser feliz. A história tem humor, mas a melancolia e a insatisfação predominam. Ganhei esse livro de presente de uma amiga e foi, pra mim, uma grata surpresa.

LEIA: LITERATURA LGBT – 5 LIVROS QUE ME FIZERAM MUITO BEM

4 – FEITOS DE SOL

Feitos de Sol é mais um livro gostosinho do Vinícius Grossos, escritor lindão da nova literatura brasileira que já conquistou meu coração. ⁣A história é do amor de Cícero e Vicente, recontada num grande flashback de 1999, com direito a todas as referências possíveis desse ano, da música ao Bug do Milênio.

Leitura leve e cheia daquelas memórias e sentimentos bons que a gente só sente quando se apaixona por alguém. Homossexualidade, religião e família são os temas que conduzem toda a história. ⁣Terminei apegado aos protagonistas e não dei nota 10, porque eu espero SINCERAMENTE que o Vinícius já esteja preparando a continuidade desse enredo, hein?!

5 – ALÉM DO CARNAVAL – A Homossexualidade Masculina no Brasil do Século XX

Sem dúvidas, até aqui, um dos melhores livros que já li sobre a homossexualidade brasileira. Além do Carnaval é sensacional: um resgate primoroso da homossexualidade masculina no Brasil do século XX e um mergulho lindo na nossa história, por meio de tantas vidas que existiram e lutaram antes de nós.⁣

Em vários momentos, James N. Green me fez chorar, ao abordar o preconceito generalizado, encabeçado pela justiça, medicina e Estado brasileiros, que os homossexuais sofreram durante tanto tempo – e que ainda ecoa nos nossos dias; me ensinou, ao revelar o universo cotidiano de pederastas, viados, bichas, bofes e travestis; e, por fim, me emocionou demais ao narrar vidas de gays e trans, como Madame Satã, Zazá, Ney Matogrosso e Rogéria, cujas vidas significaram, entre outras coisas, imensa transgressão e resistência.⁣

Mergulhe você também nesse registro da história gay brasileira, que, mesmo não sendo livro de um autor nacional, descreve com maestria todos aqueles que lutaram para nos deixar um mundo muito melhor pra se viver. 

Para mais dicas literárias, siga: https://www.instagram.com/cacosmetaforicos/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: