Dicas para o seu primeiro e-book

Nesses dias difíceis de pandemia, isolamento e chances menores de trabalho, alguns produtores de conteúdos encontraram nos infoprodutos (produtos digitais) a oportunidade para gerar renda e lucrar sem sair de casa. O E-BOOK (livro digital) é só mais um exemplo deles.

Em 2020, eu lancei o meu primeiro: Conteúdos Digitais na Prática – 50 dicas para quem cria nas redes sociais. Agora, em 2021, devo lançar o Construindo Minha Marca nas Redes Sociais, e a partir das minhas experiências, é que eu divido com vocês um passo a passo, para que você escreva e lance o seu também.

1 – OFEREÇA AMOSTRAS GRÁTIS

Antes de vender, compartilhe gratuitamente parte dos seus conhecimentos, informações e vivências. Use as redes ao seu favor e nelas, entregue aos seus seguidores conteúdos de valor, capazes de instigar neles o desejo de consumir mais, mesmo que pagando um preço por isso.

2 – CRIE UMA COMUNIDADE

Transforme estas pessoas interessadas nos seus conteúdos em um grupo e gere nelas um sentimento de pertencimento, a fim de mantê-las por perto, não só consumindo seu trabalho, mas também falando bem dele na web. Esteja disponível para diálogos mais profundos; responda seus seguidores engajados; crie grupos no WhatsApp, Facebook, Telegram; ofereça a eles conteúdos exclusivos; dê atenção; chame pelo nome; se interesse verdadeiramente pelas suas conversas, dúvidas, depoimentos, críticas e sugestões.

3 – CONHEÇA AS PERGUNTAS NÃO RESPONDIDAS REAIS DESSA COMUNIDADE

Porque só a partir dessas conversas e dessa relação mais íntima com a sua comunidade, é que você vai descobrir quais são as suas dúvidas reais, seus objetivos e interesses, suas lacunas e as grandes necessidades que atormentam a sua vida: todos eles, insights valiosos e matéria-prima para o seu primeiro e-book.

4 – COMECE A ESCREVER

Após descobrir e elencar as principais dúvidas dos seus seguidores, empenhe-se em responder uma a uma em um livro digital. Entenda: se não for ensinar nem educar ninguém, de nada vale seu esforço. Seu e-book PRECISA fazer a diferença na vida das pessoas.

Ah, visual conta muito, hein?! Não basta um bom texto, o layout tem que surpreender. E se você não domina o DESIGN, contrate alguém para fazer isso por você.

5 – COMPARTILHE OS BASTIDORES DE TODO O PROCESSO

Enquanto você escreve e desenvolve o e-book, não se esconda. Transforme cada instante dessa jornada em curiosidades, teasers (conteúdos de expectativa) e momentos de interação com o seu público-alvo nas redes sociais. Desde o início, você precisa plantar a sementinha que vai crescer e despertar o interesse da audiência.

Gostou? Vem consumir outros conteúdos como este aqui: https://www.instagram.com/pettersonfarias/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: