Livros para quem quer adquirir o hábito da leitura

Saudade do tempo em que ler era um hábito, mas sem saber como voltar a ser amigx dos livros? Vontade de se tornar um leitor voraz, mas com dificuldade de escolher uma obra pra começar?

Calma! Tenho seis dicas de leitura pra ti! Livros pequenos, capítulos curtos, narrativas descomplicadas e/ou histórias interessantes. Um deles vai te interessar.

1 – Estranheirismo  – Zack Magiezi

Livrinho pequeno e cheio dos aforismos bonitos. Zack escreve lindamente, dentro e fora das redes sociais, e Estranheirismo resume bem a sua poesia. Pra ler de uma só vez, mas com zero vontade de acabar. 

2 – Anjos e Demônios – Dan Brown

Dan Brown: ame-o ou deixe-o. Eu escolhi amar! Um dos autores que me ajudou a ler mais, junto de Gabriel García Márquez e Mario Vargas Llosa. Suas aventuras com Robert Langdon são de deixar qualquer um sem fôlego e em Anjos e Demônios não é diferente. Ação, História da Arte, Mistério, Religião e Vaticano, tudo misturado. Um dos poucos livros que já li duas vezes e, sem dúvida, lerei outras tantas porque é bom demais.

3 – Quem tem Medo do Feminismo Negro? – Djamila Ribeiro

Uma obra que escancara duas grandes doenças da nossa sociedade, o Machismo e o Racismo, e traz à tona diversas discussões, como o próprio Feminismo que, segundo Djamila, durante muito tempo invisibilizou a luta da mulher negra; e o uso de termos que a gente segue reproduzindo sem nem perceber que eles carregam consigo uma lógica racista. MULATA, por exemplo, que significa uma mistura imprópria, que não deveria existir, e se referia lá atrás a bebês nascidos com a pele mais clara por conta da mistura entre a escrava e o senhor do engenho. É uma leitura que indico demais, sobretudo pra você que não se acha racista, mas não entende muitas das dificuldades que as mulheres negras passam. ‘Quem tem medo do feminismo negro?’ é pra ler de peito aberto, sem medo, mesmo que você se depare com alguma atitude racista relatada que você, infelizmente, ainda reproduz.

4 – Você Tem a Vida Inteira – Lucas Rocha

Você Tem a Vida Inteira, do Lucas Rocha, é mais um fruto lindo dessa nova geração literária brasileira. Mais um livro que aborda a causa LGBTQI+ e vai além: se propõe a dialogar sobre um assunto ainda tão tabu na sociedade, o HIV. A obra é sobre três jovens gays que entrelaçam suas vidas a partir dessa temática e mostra diversos conflitos internos, inseguranças e medos que muitos de nós temos quando o tema é esse. Com boa didática e personagens super reais, Lucas desenvolve uma narrativa que, ao mesmo tempo, cativa e ensina. Leitura rápida, atual e muito esclarecedora. Leia você e, se possível, presenteie alguém depois.

Leia também: Hábitos que me ajudaram a ler mais

5 – Todas as Cores do Céu – Amita Trasi

Amita Trasi narra a história de Mukta, criança indiana vítima de uma tradição que prostitui meninas que mal saíram da puberdade. Não é uma leitura fácil de digerir, porque nesse primeiro romance da autora, nos deparamos com uma realidade em que as mulheres ainda são rechaçadas, humilhadas, escravizadas e distanciadas dos seus próprios sonhos. Mas fala também de família, amor e laços profundos. Foi uma leitura que me lembrou muito as crianças das obras de Khaled Housseini, de quem eu sou fã demais. Embora triste, é uma narrativa linda do início ao fim.

6 – Na Minha Pele – Lázaro Ramos

O outro lado de @olazaroramos, que vai além do ator de personagens engraçados e que mostra um homem muito consciente do seu papel e do seu lugar de fala. Eu já estava super a fim de ler Na Minha Pele e mesmo assim fiquei positivamente surpreso. Leitura leve, divertida, emocionante, didática até: provoca reflexões necessárias, cutuca nossos preconceitos mais velados e nos faz olhar com muito mais empatia para as lutas alheias.

Se alguma dessas dicas te interessou, leia e me diga depois o que achou.
Ah, siga e marque também o Cacos Metafóricos, meu perfil literário, nas redes sociais. ❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: